O erro na matemática escolar e a decepção

impactos nos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/47hy2324

Palavras-chave:

Matemática, Decepção, Foucault, EJA

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudantes de uma escola pública de Porto Alegre, pudemos obter as impressões dos alunos e as análises das enunciações foram feitas a partir das ideias de Michel Foucault, que nos levaram aos resultados apresentados no texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Rodrigues Aguirres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática – PGEMAT, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática PPGEMAT (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - PPGECi (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

BRITO, Maria dos Remédios. A decepção e o aprender. Porto Alegre, RS, UFRGS, 11 e 12 de novembro de 2021. [Palestra]

COSTA, Dhemersson Warly Santos; BRITO, Maria dos Remédios de. Inspiração deleuziana: sobre o aprender e a decepção. APRENDER – Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, BA, v. 15, n. 25, p. 84-93, jan./jun. 2021. DOI: 10.22481/aprender.i25.8777. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/8777. Acesso em: 07 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8777

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DALBOSCO, Claudio A. Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 268-276, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11640. Acesso em: 07 dez. 2023.

DICIONÁRIO Prático de Filosofia, de A a Z. Lisboa: Terramar, 1997.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001. DOI: 10.1590/S0100-15742001000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009

FOUCAULT, Michel. Entrevista com Michel Foucault, por Sérgio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. In: ROUANET, Sergio Paulo (org.). O homem e o discurso: a arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1971. p. 17-42. (Série Comunicação, 3).

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. (org.). Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

HACKING, Ian. Ontologia história. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

HURTADO, Andres David Pinto. ¿Qué matemática acontece en el aula de Cálculo Diferencial?: Error y producción matemática. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12929. Acesso em: 07 dez. 2023.

LANZLINGER, Arlete. Como lidar com o erro na aprendizagem. Blog da ABEC, [S.l.], 2017. Disponível em: https://www.abec.ch/post/2017/03/09/como-lidar-com-o-erro-na-aprendizagem#:~:text=O%20erro%20est%C3%A1%20sempre%20relacionado,at%C3%A9%20a%20nossa%20fun%C3%A7%C3%A3o%20cultural. Acesso em: 07 dez. 2023.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). O sujeito da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, RS, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011. DOI: 10.17058/rea.v19i2.2444. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em: 07 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

NOGARO, Arnaldo; GRANELLA, Eliane. O erro no processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ciências Humanas, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 31-56, 2004. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/270.pdf. Acesso em: 17 abr. 2022.

PÉPIN, Charles. As virtudes do fracasso. São Paulo: Estação Liberdade, 2020.

PUJOL FILHO, Reginaldo. Prefácio. In: TAVARES, Gonçalo M. O torcicologologista, excelência. Porto Alegre: Dublinense, 2017.

RODRIGUES, Ana Maria S. O saber matemático escolar na subjetivação de trabalhadores. 2014. 222 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/14075/1/SaberMatematicoEscolar_Tese.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROLNIK, Suely; GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes,1986.

TRABATTONI, Franco. Platão. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. São Paulo: Autêntica Editora, 2003.

Downloads

Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

AGUIRRES, Priscila Rodrigues; DUARTE, Claudia Glavam. O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 79–94, 2024. DOI: 10.55602/47hy2324. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301.. Acesso em: 4 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 23

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.