Neurociência e a otimização do processo de aprendizagem

como tornar-se um estudante!

Autor/innen

  • Fernanda Troes Colégio Sinodal Progresso
  • Bárbara Vier Mengue Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.230%20

Schlagwörter:

Aprendizagem, Neurociência, Estudante

Abstract

Encontrar meios para que alunos se tornem estudantes é, com certeza, um grande desafio para qualquer docente e/ou gestor escolar. Todos, em algum momento, já devem ter feito o seguinte questionamento: por que crianças e adolescentes passam mais de uma década nas escolas de educação básica e, ao concluírem a 3ª série do Ensino Médio,  sentem-se despreparados e, por consequência, obrigados a iniciarem outra trajetória: a dos cursos preparatórios para vestibulares concorridos e até mesmo para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)? O que está acontecendo? Ou melhor, o que não está acontecendo? Ancorado neste questionamento, surge a pergunta: como podemos otimizar o processo de aprendizagem dos nossos estudantes? [...]

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Fernanda Troes, Colégio Sinodal Progresso

    Mestre em Ensino, especialista em Gestão Educacional e Metodologias Ativas de Aprendizagem, Graduada em Licenciatura Plena em Química.

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Literaturhinweise

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1980.

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Aleph, 2014.

ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

Veröffentlicht

2022-12-14

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

TROES, Fernanda; MENGUE, Bárbara Vier. Neurociência e a otimização do processo de aprendizagem: como tornar-se um estudante!. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 40–41, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.230 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/230. Acesso em: 25 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

61-70 von 102

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>