Planos de estudos

desafios e possibilidades

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.29

Schlagwörter:

Planos de estudo, Autonomia na educação, Construção coletiva, Educação, Reflexão

Abstract

O trabalho escolar precisa ser planejado e organizado intencionalmente. Os Planos de Estudos fazem parte dos documentos que organizam e fundamentam as práticas pedagógicas da escola. Estes, por sua vez, têm a função de viabilizar a proposta política e pedagógica da escola e, por isso, precisam ser construídos e elaborados de acordo com as concepções daqueles que compõem o coletivo da escola, para que possam ser efetivados na prática. No entanto, aproximar concepção e execução ainda é um dos grandes desafios da educação, uma vez que, por inúmeras razões, assumimos posturas e práticas contraditórias e reprodutoras, não transformadoras. Uma das principais possibilidades para a transformação da educação, na elaboração e execução dos Planos de Estudos, é a reflexão crítica e a prática consciente coletiva, através de diferentes formas de ação.

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Autor/innen-Biografie

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

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Veröffentlicht

2014-06-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

KONRATH, Raquel Dilly. Planos de estudos: desafios e possibilidades. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 37–42, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.29. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/22. Acesso em: 22 nov. 2024.

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