A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.208

Schlagwörter:

Homossexualidade, Professor, Contexto escolar, Educação

Abstract

Analisa-se as diferentes identidades docentes homossexuais, no contexto escolar, refletindo sobre o cotidiano da docência. Busca-se compreender como ocorrem as relações de interação entre o corpo docente e discente, analisando se estes professores sofrem preconceito devido a sua identidade de gênero, bem como investigar as experiências destes, e sua aceitação no ambiente no qual atua. O estudo teve como recorte espacial, a região Metropolitana de Porto Alegre, e a partir das falas dos respondentes, se realizou uma análise sobre os elementos que constituem o universo social e cultural, no qual estão inseridos a escola, os docentes e os discentes e no qual ainda prevalece a visão de uma sociedade que prioriza a heteronormatividade. Analisar as vivências destes docentes, por meio das entrevistas, possibilitou repensar o quanto é importante trazer esta temática nas escolas. Abordar esses discursos, no contexto escolar, é fundamental para que se possa atacar, de frente, o preconceito, cessar as piadas maldosas e a utilização de adjetivos absolutamente depreciativos, como bicha, viado, frango, marica ou baitola, e reconhecer que estes sujeitos têm direitos e que precisam ser respeitados, numa relação de equidade. Evidencia-se, através da pesquisa, a importância que a escola exerce, diante destas questões, ou seja, é necessário que busque trabalhar e dar visibilidade à diversidade. É preciso fortalecer as propostas de educação, para o respeito à diversidade, no ambiente escolar, criando condições e estratégias adequadas para esse exercício. Trazer essa contextualização para o ambiente escolar, contribui para a diminuição das diferenças, mostrando que cada ser é único e singular. Não basta somente estabelecer diálogos entre os diferentes, é necessário mudar estruturas, capazes de enfrentar a desigualdade e a injustiça, quanto à questão de gênero e sexualidade.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Vanessa Daniela Weber

    Licenciada em Pedagogia (ISEI)

  • Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Doutor em História (Unisinos). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT)

  • Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Professora no Instituto Superior Ivoti.

Literaturhinweise

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DIÁLOGOS entre Michel Foucault e Judith Butler para pensar sexualidade, gênero e identidade. Philocultura, 23 out. 2016. Disponível em: https://philocultura.wordpress.com/2016/10/23/dialogos-entre-michel-foucault-e-judith-butler-para-pensar-sexualidade-genero-e-identidade/. Acesso em: 11 nov. 2020.

GUIMARAES, A. F. P. O desafio histórico de "tornar-se um homem homossexual": um exercício de construção de identidades. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 553-567, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2020.

LÁZARO, A. L. F. Brasil sem Homofobia: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e Promoção da Cidadania Homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes. 1999.

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: América, 2004.

SANTOS, V. Homossexualidade no ambiente escolar. Ensino de Sociologia em Debate, v. 1, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pi-bid/pages/arquivos/2%20Edicao/VANESSA%20SANTOS%20-%20ORIENT.%20CESAR.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.

SEFFNER, F.; PICCHETTI; Y. P. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável? Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 61-81, jan./abr. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/6986/pdf. Acesso em: 14 out. 2020.

TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

Veröffentlicht

2022-07-18

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

WEBER, Vanessa Daniela; GEVEHR, Daniel Luciano; SCHWAMBACH, Ailim. A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 51–60, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.208. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/208. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

141-150 von 269

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 3 > >>