Autonomia infantil e família

controvérsias entre Axel Honneth e Piaget

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.208

Schlagwörter:

Aprendizagem, Autonomia na Educação, Família, Heteronomia, Reciprocidade

Abstract

O artigo perfaz um diagnóstico das tentativas de autonomia e emancipação precoces das crianças e dos adolescentes mediante as atitudes de negociação familiar. As condições e intenções emocionais paternas e maternas da busca por um entendimento educacional livre de supervisão geram e modificam estilos de autossocialização que se confrontam com socializações alhures aos costumes domésticos. Os múltiplos efeitos modelares do lar reverberam no estilo de socialização extrafamiliar das crianças, ou seja, na escola. O efeito reverso igualmente acontece. As patologias normativas observadas pelo filósofo Axel Honneth contrastam com a construção ontogenética normativa de Jean Piaget.

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Autor/innen-Biografie

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-12-31

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Zitationsvorschlag

MEINHARDT, Giovani. Autonomia infantil e família: controvérsias entre Axel Honneth e Piaget. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 7, n. 1, p. 7–20, 2019. DOI: 10.55602/rlic.v7i1.208. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/158. Acesso em: 25 nov. 2024.

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