Do fim ao começo

quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/27xnky17

Palavras-chave:

Educação, Intencionalidade pedagógica, Planejamento reverso

Resumo

Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan Douglas Ramos da Silva, Faculdade Instituto Ivoti

    Professor auxiliar de educação bilíngue, com ênfase na língua alemã, do Instituto Ivoti. Cursa Licenciatura em Letras - Português e Alemão na Faculdade Instituto Ivoti.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Faculdade Instituto Ivoti

    Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008).

Referências

HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes?: a escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOUZA, Rodrigo Luís Bispo. Planejamento Reverso no ensino superior: um relato de experiência. In: CONGRESSO DO ENSINO SUPERIOR DA REDE SINODAL, 2021, Horizontina. Anais [...]. Horizontina, RS: Fahor, 2021. Disponível em: https://fahor.com.br/images/Eventos/CongressoRSE2021/publicacoes/artigos/PLANEJAMENTO%20REVERSO%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR%20-%20UM%20RELATO%20DE%20EXPERIÊNCIA.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

WAECHTER, Fabiane Cristine. Das competências linguísticas ao enfrentamento das turbulências da vida autônoma. 2017. 152 f. TCC (Graduação em Letras - Português - Alemão) - Instituto Superior de Educação Ivoti, Ivoti, RS, 2017. Disponível em: http://pergaweb.ieduc.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/00002f/00002ff0.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Under-standing by design (2nd ed.). Alexan-dria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development ASCD, 2005

Downloads

Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SILVA, Ivan Douglas Ramos da; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 24–34, 2024. DOI: 10.55602/27xnky17. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

241-250 de 255

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>