Planos de estudos

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.29

Palavras-chave:

Planos de estudo, Autonomia na educação, Construção coletiva, Educação, Reflexão

Resumo

O trabalho escolar precisa ser planejado e organizado intencionalmente. Os Planos de Estudos fazem parte dos documentos que organizam e fundamentam as práticas pedagógicas da escola. Estes, por sua vez, têm a função de viabilizar a proposta política e pedagógica da escola e, por isso, precisam ser construídos e elaborados de acordo com as concepções daqueles que compõem o coletivo da escola, para que possam ser efetivados na prática. No entanto, aproximar concepção e execução ainda é um dos grandes desafios da educação, uma vez que, por inúmeras razões, assumimos posturas e práticas contraditórias e reprodutoras, não transformadoras. Uma das principais possibilidades para a transformação da educação, na elaboração e execução dos Planos de Estudos, é a reflexão crítica e a prática consciente coletiva, através de diferentes formas de ação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

APPLE, Michael W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero na educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

APPLE, Michael W. Pensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Thomaz Tadeu (org.). Currículo, cultura e sociedade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 39-57.

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Thomaz Tadeu (org.). Currículo, cultura e sociedade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 39-57.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/ CEB, N° 7, de 14 de dezembro de 2010. 2010. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE007_2010.pdf. Acesso em: 05 maio 2014.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: GUIMARÃES, Ana Arangelo et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 9-13.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. O campo do currículo no Brasil: os anos 90. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SILVA, Celestino Alves. Supervisão, currículo e avaliação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão escolar para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 2006. p. 223-233.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KONRATH, Raquel Dilly. Planos de estudos: desafios e possibilidades. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 37–42, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.29. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/22. Acesso em: 27 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

261-270 de 291

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.