Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.251

Palavras-chave:

Mediação, Metodologias ativas, ABP, Ensino apostilado, Educação

Resumo

O objetivo do artigo consiste em compreender como se desenvolve um professor mediador, a importância do processo de mediação e como metodologias ativas estão ligadas a este processo, através do método qualitativo. Mediou-se sequências didáticas com ênfase no estímulo à resolução de problemas, metodologia em consonância com a ABP. Alguns dos resultados da pesquisa foram a compreensão do papel do professor como mediador que fará a interação, por exemplo, entre o sujeito e o objeto da aprendizagem. Percebeu-se que o professor mediador precisa reconhecer que ele planejará ações e situações para que os alunos acessem com melhor qualidade suas funções cognitivas e efetuem uma melhor aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Galdino, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Especialista em Educação Inovadora - Joinville, Santa Catarina. Professora do Ensino Fundamental.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

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Publicado

31-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GALDINO, Fernanda; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 51–62, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.251. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/192. Acesso em: 25 nov. 2024.

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