De que maneira a escola pode “desatar os nós” pós pandêmicos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.261%20

Palabras clave:

Escola, Aprender, Coordenação, Professor, Aluno, Autonomia

Resumen

O espaço da escola passou por muitas transformações ao longo dos anos. Contudo, o intuito principal desse espaço não mudou: que é o educar e aprender! A escola é um espaço repleto de memórias, lembranças e aprendizados para todas as pessoas, como Freire define “O importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência”, ou seja, é a escola que faz com que o início de toda vida social da pessoa se inicie. Precisamos analisar, com muita atenção, o impacto que essa falta de escola presencial causou na vida dos nossos alunos.  A partir disso, queremos refletir sobre: ‘Como promover uma tomada de consciência dos alunos quanto à participação efetiva e positiva em sala de aula, respeitando o grupo e o espaço em que convive cotidianamente?’ [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Andressa Neis, Centro de Ensino Médio Sinodal

    Graduada em pedagogia pelo Instituto Superior Ivoti (2009), com especialização em Neurociência e Educação pelo ISEI (2014). Atua como professora de Anos Iniciais no Centro de Ensino Médio Sinodal, unidades de São Leopoldo e Portão.

  • Cynthia von Muhlen, Centro de Ensino Médio Sinodal

    Graduada em pedagogia pela Universidade do Rio dos Sinos, com especialização em Gestão Pedagógica em pelo ISEI. Atua como coordenadora pedagógica no Centro de Ensino Médio Sinodal, de Educação Infantil nas unidades de São Leopoldo e Portão e Anos Iniciais na unidade de Portão.

  • Roberta Justo Rossoni, Centro de Ensino Médio Sinodal

    Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Rio dos Sinos, com especialização em Estudos Avançados em Língua Inglesa pela PUCRS e Mestrado em Linguística Aplicada pela PUCRS. Atua como professora de Língua Estrangeira Inglês e coordenadora pedagógica dos Anos Finais no Centro de Ensino Médio Sinodal na unidade de São Leopoldo

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referencias

DAMÁSIO, Antonio. A estranha ordem das coisas. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

GOLEMANN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: objetiva, 2015.

MORI, Cássio. Palestra: Alta performance da Liderança. Curso de Extensão RSE, 13 maio 2022.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

ANDRESSA NEIS; MUHLEN, Cynthia von; ROSSONI, Roberta Justo; GOLDMEYER, Marguit Carmem. De que maneira a escola pode “desatar os nós” pós pandêmicos?. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 116–118, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.261 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/261. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

121-130 de 197

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>