A percepção do professor frente à avaliação da aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i2.162

Keywords:

Professor, Aprendizagem, Avaliação, Educação

Abstract

O presente estudo tem como objetivo analisar a forma de avaliação da aprendizagem. A pesquisa apresenta viés qualitativo e foi realizada com três professores e três alunos de 3º ano ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal. Com os resultados obtidos, pôde-se perceber que o processo de avaliação se destaca no Projeto Político-Pedagógico da escola e nas atividades práticas de avaliação realizadas pelos docentes. Conclui-se que a avaliação é importante ao considerar o processo de aprendizagem no decorrer do percurso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Shirlei Alexandra Fetter, Rede Municipal de Parobé

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela FACCAT. Possui graduação em Pedagogia pela FACCAT (2012). Especialização em Gestão Educacional, com ênfase em Orientação e Supervisão pela FACCAT (2014). Especialização em Mídias na Educação pelo IFSUL (2015). Cursando especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica pela UFRGS. Aluna PEC do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. 

  • Raquel Karpinski Lemes

    Mestre em Educação, UFRGS

  • Cleci Senczkowski da Silva

    Pedagoga, FACCAT

References

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BONBOIR, Anna. Como avaliar os alunos. Lisboa: Seara Nova, 1976.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ESTEBAN, Maria Teresa. Escola pública, comunidade e avaliação: resgatando a avaliação formativa como instrumento de emancipação. In: ______. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 7-28. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 1992.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 18. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 19. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, Porto Alegre, n. 12, p. 6-11, fev./mar. 2000.

MELCHIOR, Maria Celina (Org.). Avaliação para qualificar a prática docente: espaço para a ação supervisora. Porto Alegre: Premier, 2001.

MÉNDEZ, Juan M. Álvarez. Avaliar para conhecer: examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, n. 37, mar. 1999. SANT’ANA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: Critérios e instrumentos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

WEBER, Sônia Suzana Farias. Avaliação da aprendizagem escolar: práticas em novas perspectivas. 2007. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

Published

2017-12-31

Issue

Section

Original Research Articles

How to Cite

FETTER, Shirlei Alexandra; LEMES, Raquel Karpinski; SILVA, Cleci Senczkowski da. A percepção do professor frente à avaliação da aprendizagem. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 2, p. 74–82, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i2.162. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/131. Acesso em: 25 nov. 2024.

Similar Articles

91-100 of 267

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)