A aprendizagem da leitura e da escrita ocorre de forma natural?

alfabetização como método em um cenário bilíngue

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/nzdg2009

Schlagwörter:

Aprendizagem da leitura e da escrita, Consciência fonológica, Alfabetização bilíngue, Método de alfabetização, Papel do professor

Abstract

Este trabalho tem como propósito analisar o processo inicial da alfabetização, destacando a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como a concepção dos professores e teóricos sobre o tema. Ao revisitar estudos pertinentes à área, realizamos uma pesquisa bibliográfica para reunir subsídios e esclarecer questões surgidas durante nossa investigação. Essas questões foram exploradas por meio de uma pesquisa de campo qualitativa que envolveu professores alfabetizadores tanto na língua materna (português) quanto na língua adicional (inglês), utilizando questões abertas para isso. Compreendemos que a alfabetização implica em alterações neurológicas, exigindo uma prática de ensino sistemático que explore a consciência fonológica de maneira contextualizada, seja no contexto da alfabetização bilíngue ou monolíngue. Destacamos a importância crucial do papel do professor para garantir um aprendizado eficaz e contextualizado nesse cenário.

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Autor/innen-Biografien

  • Elizete de Lourdes Mattos, Escola Barão do Rio Branco

    Mestranda na área da Educação, com pesquisa em: Práticas Educativas; Educação Linguística; Princípios da Aprendizagem; Neurociência na Educação; Ambiente Multilíngues; Professora da Educação infantil

  • Raquel Dilly Konrath, Faculdade Instituto Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale/NH, Mestre em Teologia pela Faculdade EST (2008). Atualmente é supervisora, docente e coordenadora de Pós-Graduação do Instituto Ivoti - Ensino Superior , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

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Veröffentlicht

2024-07-03

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Zitationsvorschlag

MATTOS, Elizete de Lourdes; KONRATH, Raquel Dilly. A aprendizagem da leitura e da escrita ocorre de forma natural? alfabetização como método em um cenário bilíngue. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 7–23, 2024. DOI: 10.55602/nzdg2009. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/322. Acesso em: 24 nov. 2024.

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