Saúde emocional do corpo docente

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.264%20

Schlagwörter:

Competências socioemocionais, Saúde docente, Pandemia, Covid-19

Abstract

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, iniciada em 2020, ocasionou uma série de mudanças na forma em que vivemos como sociedade e a comunidade escolar precisou se reinventar em pouco tempo, visando gerar o mínimo de impacto possível no cotidiano de professores, alunos e gestores. Passados quase dois anos, surgem diversas pesquisas no que se refere às consequências que a pandemia deixou nos estudantes, porém, para além deste impacto, é chegado o momento de olhar também para os docentes inseridos neste contexto pós-pandêmico. Além disso, entender se (e de que forma) as competências socioemocionais estão sendo utilizadas para que possam continuar a desenvolver um trabalho de qualidade em um cenário nunca antes vivido. Assim sendo, através deste estudo, buscou-se analisar e compreender as dificuldades pós-pandemia encontradas no contexto escolar em que as autoras estão inseridas, com foco no trabalho docente. [...]

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Gabriella Thais Schorn, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Doutoranda em Educação/UFRGS, professora e Coordenadora Pedagógica da Unidade Oswaldo Cruz (IENH)

  • Karin Paola Meyer, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Mestre em Linguística Aplicada/UNISINOS, professora e Coordenadora da Área de Línguas Estrangeiras (IENH)

  • Daniele Blos Bolzan, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Doutora em Letras/UFRGS e Coordenadora Pedagógica da Unidade Fundação Evangélica (IENH).

  • Cristiane Ely Lemke, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Doutora em Letras/UFRGS e Coordenadora Pedagógica da Unidade Oswaldo Cruz.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Literaturhinweise

CODO, W. Por uma psicologia do trabalho: ensaios recolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala-de-aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências Socioemocionais em tempos de crise. 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html. Acesso em: 07 nov. 2022.

Veröffentlicht

2022-12-14

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

SCHORN, Gabriella Thais; MEYER, Karin Paola; BOLZAN, Daniele Blos; LEMKE, Cristiane Ely; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Saúde emocional do corpo docente. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 124–126, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.264 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/264. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

51-60 von 104

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>