Presente no presente
o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.218%20Palavras-chave:
Planejamento, Lúdico, Educação, Obra literária, Literatura gaúchaResumo
Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que o fazer lúdico é um potente elemento curricular, gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.
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