Inclusão escolar e avaliações inclusivas

Autores/as

  • Fabiano Marcel Gröff Colégio Sinodal Tiradentes
  • Karen C. H. Köche Colégio Sinodal Tiradentes
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.240%20

Palabras clave:

Inclusão, Avaliação, Aprendizagem, Planejamento

Resumen

Como ensinar nos tempos de hoje, em meio aos desafios que nos cercam, e transpor as barreiras do não aprender em busca de aprendizagens significativas e autônomas? Nos dias atuais, é essencial um planejamento sólido e relevante, através do diagnóstico pontual sobre como se constituem as aprendizagens de cada estudante. Muitas são as facetas que consolidam as aprendizagens, sejam elas visuais, auditivas, cinestésicas; portanto, é preciso repensar a prática que respeite cada aprendente com suas necessidades, sejam especiais ou não, como sujeito único na sua forma de aprender.

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Biografía del autor/a

  • Fabiano Marcel Gröff, Colégio Sinodal Tiradentes

    Professor Colégio Sinodal Tiradentes – Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio

  • Karen C. H. Köche, Colégio Sinodal Tiradentes

    Professora Colégio Sinodal Tiradentes – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais e Orientadora Educacional da Educação Infantil ao Ensino Médio

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referencias

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola – de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 07 nov. 2022.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola. 2013. Disponível em: http://irsas.cascavel.pr.gov.br/arquivos/23122013_cipriano_carlos_luckesi_-_avaliaacao_da_aprendizagem_na_escola.pdf. Acesso em: 07 nov. 2022.

SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p.733-768, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?lang=pt#. Acesso em: 07 nov. 2022.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

GRÖFF, Fabiano Marcel; KÖCHE, Karen C. H.; EMMEL, Sinara da Silva. Inclusão escolar e avaliações inclusivas. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 65–66, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.240 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/240. Acesso em: 1 nov. 2024.

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