O ensino da matemática

sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.250

Palabras clave:

Matemática contextualizada, Matemática, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Ensino Médio, Atividades de aplicabilidade

Resumen

O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Natalia Caroline dos Passos, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós Graduada em Educação Inovadora e Tendências Educacionais pelo Instituto Ivoti

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? SBEM, Brasília, v. 2, n.2, p.15-19, 1989.

HOFFMANN VELHO, E. M.; MACHADO DE LARA, I. C. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria, v. 4, n. 2, p. 3-30, 2011.

MIGUEL, José C. Alfabetização matemática: implicações pedagógicas. In: NÚCLEOS de Ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica/Editora da UNESP, 2007. p. 414-429. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2005/artigos/capitulo%205/alfabetizacaomatematica.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MOURA, M. O. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Serzedo, Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007. p. 39-64.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática. Curitiba: SEED/DEB-PR, 2008.

RODRIGUES, L. L. A matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005.

SCHMIDIT, A. Matemática: por que ensinar? Para que aprender? Santa Maria: UFSM, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011

Publicado

2021-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

PASSOS, Natalia Caroline dos; GOLDMEYER, Marguit Carmen. O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 14–27, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.250. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 257

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.