A inclusão como um processo da exclusão

reflexões acerca do campo social

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.236%20

Keywords:

Sociedade, Inclusão, Cultura, Escola

Abstract

O belo, o interessante e o especial de uma sociedade é a diversidade. As diferenças, quais sejam: gênero, raça, etnia, condição intelectual ou física, precisam ser aceitas e respeitadas. E ainda, a diferença é necessária para a vida acontecer, pois a dinâmica do especial, do diferente e daquilo que nos estranha promove a reflexão, porque se não existe o um, não existirá o outro. Sabemos que é o combate à discriminação e aos estereótipos que faz a cultura inclusiva acontecer. É a cultura inclusiva que movimenta a importância de todos e todas neste mundão. [...]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bruna Letícia Albring, Instituto Ivoti

    Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Orientadora Educacional na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental.

  • Jaqueline Bilhalva Maicá Brum, Instituto Ivoti

    Psicóloga/Psicanalista. Mestre em Psicologia, Professora e Coordenadora Pedagógica do Curso de Formação de Professores em Nível Médio - Curso Normal.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

References

BRASIL. Decreto no. 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6571.htm. Acesso em: 15 out. 2022.

CROCHÍK, J.L. Preconceito, indivíduo e sociedade. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 4, n. 3, p. 47-70, dez. 1996. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300004. Acesso em: 15 out. 2022.

MARIUSSI, Madalene Isabel, GISI, Maria Lourdes; EYNG, Ana Maria. A escola como espaço para efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 22, n. 3, p. 443-454, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sFXWwtHPshmPwhDbg4bZxtj/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2022.

Published

2022-12-14

Issue

Section

Thematic Dossier Articles

How to Cite

ALBRING, Bruna Letícia; BRUM, Jaqueline Bilhalva Maicá; EMMEL, Sinara da Silva. A inclusão como um processo da exclusão: reflexões acerca do campo social. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 55–57, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.236 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/236. Acesso em: 19 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 177

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>