Pedagogia hospitalar

a humanização da educação em ambientes de saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.214

Keywords:

Pedagogia hospitalar, Estudante doente, Classe hospitalar, Educação, Saúde

Abstract

O presente artigo de natureza qualitativa tem por objetivo compreender e analisar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e o olhar para a criança/adolescente em tratamento de saúde. A pesquisa baseou-se em instituições das cidades de Ivoti e Novo Hamburgo, sendo pesquisados os locais que oferecem o atendimento pedagógico no âmbito hospitalar e da criança adoecida. Foram realizados contatos com os espaços e entrevistas com três pedagogos diferentes, um que atende alunos em um hospital, outro que faz intervenções em uma rede assistencial e o último, que atende alunos a domicílio. A partir das entrevistas e das pesquisas realizadas sobre a temática da pedagogia hospitalar, chegou-se à conclusão da importância do atendimento pedagógico para crianças com afecções. Analisando as entrevistas, também se percebeu a importância do papel do pedagogo na relação de mediação com o mundo externo e com a família para o aluno hospitalizado ou impossibilitado de frequentar a escola. Notou-se também a presença do lúdico e sua importância no desenvolvimento e na formação dessas crianças como seres humanos completos. A partir desses resultados, compreende-se a pedagogia como uma área de muitas potencialidades a serem exploradas, sendo a hospitalar uma área ainda pouco estudada e conhecida tanto por pedagogos quanto por outros profissionais, que podem ampliar os estudos e conhecimentos sobre a temática.

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Author Biographies

  • Juliana Lima Silva

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti.

  • Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora pelo PPG em Educação em Ciências da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Published

2019-12-31

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SILVA, Juliana Lima; SCHWAMBACH, Ailim. Pedagogia hospitalar: a humanização da educação em ambientes de saúde. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 7, n. 1, p. 56–74, 2019. DOI: 10.55602/rlic.v7i1.214. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/163. Acesso em: 25 nov. 2024.

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