Estratégias para engajamento

a importância do uso de métodos mobilizadores e impactantes na sala de aula

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.332

Schlagwörter:

Estratégias de Engajamento, Participação Ativa, Aprendizado Significativo.

Abstract

Ao longo do presente artigo aborda-se a relevância das estratégias de engajamento em ambientes acadêmicos, com foco especial no papel fundamental de métodos mobilizadores e impactantes na promoção da participação ativa dos estudantes. Por meio de uma pesquisa com estudantes de ensino médio, buscou-se respostas sobre como envolvê-los e interessá-los. A importância do envolvimento dos estudantes é destacada como um componente crucial para o aprendizado significativo. Contextualiza-se a crescente necessidade de estratégias eficazes de engajamento em salas de aula, com base em teóricos como Maria Isabel da Cunha e John Hattie, considerando os desafios contemporâneos enfrentados pelos educadores a fim de maximizar a aprendizagem

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Janaína Klein, Faculdade Instituto Ivoti

    Acadêmica de Licenciatura em Letras Português e Alemão pela Faculdade Instituto Ivoti.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Faculdade Instituto Ivoti

    Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008), na Área de Concentração da Religião e Educação.  Docente na Faculdade Instituto Ivoti.

Literaturhinweise

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BEBER, Bernadétte; SILVA, Eduardo da; BONFIGLIO, Simoni Urnau. Metacognição como processo da aprendizagem. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 31, n. 95, p. 144-151, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000200007. Acesso em: 12 nov. 2023.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

ESCOLA, Joaquim José Jacinto. Comunicação Educativa: perspectivas e desafios com a COVID-19. Educ. Real., Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109345, 2020. Seção temática: as lições da pandemia. DOI: 10.1590/2175-6236109345. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/RrBrB6hsHxQv6hzfkdhg4Qz/. Acesso em: 11/11/2023 às 9h10.

ESPINOSA, Tobias. Reflexões sobre o engajamento de estudantes no ensino remoto emergencial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 23, e35439, 2021. DOI: 10.1590/1983-21172021230122. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/w5QWLfczXhfvnmpWj5FbHFn/?format=pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.

FONTE, Paty. Competências socioemocionais na escola. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.

HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

SILVA, João Batista; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 4, e20180309-2, 2019. DOI: 10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/#. Acesso em: 15 nov. 2023.

ZWICKER, Melanie Retz Godoy dos Santos. A aprendizagem ativa e o cérebro: contribuições da neurociência para uma nova forma de educar. In: SANTOS, Célia M. Retz. G. dos; FERRARI, Maria Aparecida (org.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru, SP: UNESP, 2017. p.55-81.

Veröffentlicht

2024-10-22

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

KLEIN, Janaína; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Estratégias para engajamento: a importância do uso de métodos mobilizadores e impactantes na sala de aula. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e332, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.332. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/332. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 213

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>