Transição escolar

como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?

Autor/innen

  • Débora Postai Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Barbara Vier Mengue Faculdade Instituto Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/2rq14665

Schlagwörter:

Gestão escolar, Transição escolar, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Anos Finais

Abstract

Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Débora Postai, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

    Pedagoga e Especialista em Educação Infantil pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). 

  • Barbara Vier Mengue, Faculdade Instituto Ivoti

    Mestra em Linguística Aplicada pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). Especialista em Gestão Escolar pela SETREM (Três de Maio/RS) e Especialista em Coordenação e Orientação Escolar pelo ISEI (Ivoti/RS). Professora no Instituto Superior de Educação Ivoti (Ivoti/RS) 

Literaturhinweise

AZEVEDO, Graciana Vieira. Construção de significados na transição escolar para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2017. 189f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24376. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 maio 2022.

CONCEIÇÃO, Lilian Feingold. Coordenação pedagógica e orientação educacional: princípios e ações em formação de professores e formação do estudante. Porto Alegre: Mediação, 2010.

GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p.113-119.

KRAFTA, Lina. Gestão da informação como base da ação comercial de uma pequena empresa de TI. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/8637. Acesso em: 30 maio 2022.

MARTINS, Miguel. Transição: como amenizar a adaptação dos alunos entre etapas. Nova Escola, São Paulo, 05 fev. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18853/transicao-como-amenizar-a-adaptacao-dos-alunos-entre-etapas/. Acesso em: 30 maio 2022.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p.17-26.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2018. p. 27-34.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.

Veröffentlicht

2024-07-03

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

POSTAI, Débora; MENGUE, Barbara Vier. Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? . Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 60–78, 2024. DOI: 10.55602/2rq14665. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

41-50 von 204

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>