Bercários
estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.4Palavras-chave:
Bercário, Aprendizagem, Experimento, EducaçãoResumo
O texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAUMANN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
COSTA, M. V. A escola mantém-se como uma instituição central na vida das sociedades e das pessoas. Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa. A página da educação, Lisboa, v. 14, n. 151, dez. 2005. In: DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel Edelweis. Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FELIPE, Jane. O desenvolvimento Infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygostky, Wallon. In: CRAYDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
FREIRE, Adriane. Formação de educadores em serviço: construindo sujeitos, produzindo singularidades. In: KRAMER, Sônia et al. Infância e Educação Infantil. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
LA TAILLE, Yves et al. Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1993.
MOMO, Mariangela. Mídia, consumo e os desafios de educar uma infância pós-moderna. In: DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel Edelweis. Educação e Infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.
MOYLES, Janet. Só brincar?: o papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002,
MOYLES, Janet. Fundamentos da educação infantil: enfrentando o desafio. Porto Alegre: Artmed, 2010.
SANTOS, Vera Lúcio Bertoni. Promovendo o desenvolvimento do faz de conta na Educação Infantil. In: CRAYDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
SENGE, Peter et al. Escolas que aprendem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrath
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.