Eu te vejo

estratégias para atender a necessidade de envolvimento e interações das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.272%20

Palavras-chave:

Crianças, Acolhimento, Interações, Relações, Trocas

Resumo

O presente estudo abordará as relações como norteadoras dos processos de aprendizagem. Buscar-se-á a compreensão acerca das estratégias que possibilitam o acolhimento da criança com olhar atento para o seu tempo. Pós pandemia, a busca quase que natural de criança por outra criança tornou-se rara e nós, adultos, nos tornamos referência para brincar, dialogar e acolher. Esta pesquisa foi feita em uma escola Municipal de Novo Hamburgo, que tem a gestão em parceria com uma instituição privada, da mesma cidade, e  trará as reflexões e ações da Diretora de um grupo com 40 educadores e 170 crianças de zero a três anos, à luz das palavras de Sinek (2018), que revela que os grandes líderes têm a capacidade de inspirar as pessoas a agirem, e oferecem um sentimento de propósito e de pertencimento que vem ao encontro ao nosso propósito. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Veridiana Vargas, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Graduada em História pela Universidade Feevale (2011), pós graduada em Educação Infantil pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2016) e pós graduada em Gestão de Equipes Cocriativas pela Faculdade IENH (2018).

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

  • Renati Fronza Chitolina, SETREM

    Coordenadora Pedagógica e Coordenadora de Inovação Pedagógica na SETREM. Doutora em Educação pela Universidade La Salle.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRACKETT, Marc. Permissão para sentir: como compreender nossas emoções e usá-las com sabedoria para viver com equilíbrio e bem-estar. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

OSTETTO, Luciana. Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

SINEK, Simon. Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

VARGAS, Veridiana; MENGUE, Bárbara Vier; EMMEL, Sinara da Silva; BOHN, Juliana Aparecida; GOLDMEYER, Marguit Carmem; CHITOLINA, Renati Fronza. Eu te vejo: estratégias para atender a necessidade de envolvimento e interações das crianças. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 144–146, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.272 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/272. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

61-69 de 69

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>