Aprendizado envolvente, criativo e prático
o impacto da gamificação nas aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.271%20Palavras-chave:
Gamificação, Matemática, TecnologiaResumo
A presente pesquisa teve como ponto de partida quatro perspectivas. Primeira: muito se fala na importância de metodologias ativas e no fortalecimento das experiências inovadoras na educação, que colocam o estudante no centro da experiência de aprendizagem. Segunda: a BNCC propõe o desenvolvimento da Cultura Digital, sugerindo um aprendizado envolvente, ativo e prático. Terceira: há uma grande oferta de produtos digitais, especialmente pós pandemia, por parte das editoras e sistemas de ensino, voltados à gamificação, ao envolvimento dos estudantes no ambiente digital e à personalização do ensino. Por fim, os resultados, no que diz respeito ao desempenho matemático dos estudantes brasileiros - de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2022 - são extremamente negativos. Sendo assim, de que forma podemos conscientizar os professores sobre a importância do uso de jogos para a aprendizagem e a riqueza dessa ferramenta? [...]
Downloads
Referências
MINUZI, Nathalie Assunção et al. Gamificação na educação profissional e tecnológica, Redin, Taquara, v. 7, n. 1, 2018: 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e SociedadeTaquara: FACCAT, 2018. Disponível em https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1061. Acesso em: 13 nov. 2022.
SINGER, Helena. Educação integral como inovação social. In: DESTINO educação: escolas inovadoras. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. p.64-79. Disponível em https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2020/07/DestinoEducacao.pdf. Acesso em 13 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renata Voges da Silva Rabuske
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.