Resolução de conflitos na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.257%20Palavras-chave:
Desenvolvimento socioemocional, Resolução de conflitos, Educação positiva, Comunicação não-violentaResumo
A pandemia da Covid-19 trouxe desafios inesperados a todos os professores do mundo e a seus alunos, e a volta às aulas presenciais veio acompanhada de novas dificuldades, como defasagem de conteúdos e novos problemas em conviver com o outro. A ausência prolongada de círculos sociais mais amplos transformou-se em um processo de descolamento da realidade escolar e ruptura do tecido social, além de dificultar o exercício da tolerância ao diferente, expresso nas figuras de colegas e professores. O trabalho, portanto, se deu com a intenção de reconectar os alunos ao espaço escolar, além de valorizar a coexistência entre os integrantes das turmas. [...]
Downloads
Referências
DIAS, Érika. A educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 565-573, jul./set. 2021, Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xtsmMwsHtnb366YzCh9zQrC/?lang=pt. Acesso: 07 nov. 2022.
NELSEN, Jane. Disciplina positiva em sala de aula: como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sua sala de aula. 4. ed., rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2017.
STOCK, Bianca Sordi. A escola como ambiente facilitador do desenvolvimento socioemocional. Porto Alegre: Ed. do Autora, 2021. [E-book].
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tamyres Gonçalves Palma Zimmer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.