Escola e família como espaço de escuta atenta diante das habilidades socioemocionais dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.251%20Palabras clave:
Socioemocional, Escola, Família, Estudantes, Escuta atentaResumen
O papel da escola é desenvolver competências intelectuais, físicas e socioemocionais nos seus alunos. E, para que o estudante busque e conquiste a excelência durante a sua trajetória acadêmica, o espaço escolar precisa contar com uma significativa rede de apoio, e a família é fundamental nesse processo. Mesmo antes da pandemia, e intensificado por ela, as competências socioemocionais dos estudantes têm necessitado de um olhar especial, e é na escola, por ser um dos espaços de maior convívio social na vida da criança e por ser onde acontecem as interações com os pares e com a comunidade escolar, que as fragilidades referentes a essa área se manifestam e se tornam visíveis. Cabe salientar que essas habilidades são desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem, conectando-se, de forma gradativa, à capacidade de cada indivíduo em gerenciar as suas emoções, em desenvolver autoconhecimento e em se relacionar com o outro, além de colaborar, de mediar conflitos e de solucionar problemas. Portanto, quando a escola busca validar-se como espaço de escuta atenta, auxiliando os educandos na identificação e na nomeação dos seus sentimentos, bem como atender a essas demandas, percebem-se avanços no processo de aprendizagem, possibilitando maior segurança no desempenho e melhor interação social entre os estudantes. [...]
Descargas
Referencias
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
PETRUCCI, Giovanna W.; BORSA, Juliane C.; KOLLER, Silvia H. A família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas em Psicologia, v. 24, n. 2, p. 391-402, jun. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307440452_A_Familia_e_a_escola_no_desenvolvimento_socioemocional_na_infancia. Acesso em: 15 set. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Justine Koppe, Viviane Köche
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.