Inclusão escolar e avaliações inclusivas

Autores/as

  • Fabiano Marcel Gröff Colégio Sinodal Tiradentes
  • Karen C. H. Köche Colégio Sinodal Tiradentes
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.240%20

Palabras clave:

Inclusão, Avaliação, Aprendizagem, Planejamento

Resumen

Como ensinar nos tempos de hoje, em meio aos desafios que nos cercam, e transpor as barreiras do não aprender em busca de aprendizagens significativas e autônomas? Nos dias atuais, é essencial um planejamento sólido e relevante, através do diagnóstico pontual sobre como se constituem as aprendizagens de cada estudante. Muitas são as facetas que consolidam as aprendizagens, sejam elas visuais, auditivas, cinestésicas; portanto, é preciso repensar a prática que respeite cada aprendente com suas necessidades, sejam especiais ou não, como sujeito único na sua forma de aprender.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fabiano Marcel Gröff, Colégio Sinodal Tiradentes

    Professor Colégio Sinodal Tiradentes – Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio

  • Karen C. H. Köche, Colégio Sinodal Tiradentes

    Professora Colégio Sinodal Tiradentes – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais e Orientadora Educacional da Educação Infantil ao Ensino Médio

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referencias

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola – de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 07 nov. 2022.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola. 2013. Disponível em: http://irsas.cascavel.pr.gov.br/arquivos/23122013_cipriano_carlos_luckesi_-_avaliaacao_da_aprendizagem_na_escola.pdf. Acesso em: 07 nov. 2022.

SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p.733-768, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?lang=pt#. Acesso em: 07 nov. 2022.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

GRÖFF, Fabiano Marcel; KÖCHE, Karen C. H.; EMMEL, Sinara da Silva. Inclusão escolar e avaliações inclusivas. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 65–66, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.240 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/240. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>