Presente no presente

o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.218%20

Palabras clave:

Planejamento, Lúdico, Educação, Obra literária, Literatura gaúcha

Resumen

Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que  o fazer lúdico é um potente elemento curricular,  gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thaís Valadares Macedo, Instituto Ivoti

    Estudante de Letras Português e Alemão no Instituto Ivoti. Ivoti - Rio Grande do Sul.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Teologia pela Faculdade EST (São Leopoldo/Brasil). Professora no Instituto Superior de Educação Ivoti (Ivoti/Brasil).

Referencias

A VOZ do empoderamento. Direção e roteiro: Sanjay Leela Bhansali. 2022. (154 min). Disponível em: https://www.netflix.com/title/81280352?trackId=255824129&trackIdJaw=255824129&trackIdEpisode=255824129&trackIdTrailer=255824129&dpRightClick=1. Acesso em: 29 jun. 2023.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BAHIA, Ryanne F. Monteiro. O discurso raciológico na literatura brasileira: Canaã de Graça Aranha, UFC/CE. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 29., 2014, Natal, RN. Anais [...]. Natal, RN, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GOLDMEYER, Marguit Carmem. O lúdico numa comunidade Teuto-Brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2003.

GUIMARÃES, Josué. A Ferro e Fogo I: tempo de solidão. Porto Alegre: L&PM, 1982.

HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

TREVISAN, Armindo; HELFER, Dulce; RUAS, Tabajara. O melhor de Mário Quintana. Porto Alegre: AGE, 2022.

VERÍSSIMO, Érico. Noite. São Paulo: Globo, 1999.

WIGGINS, Grant; McTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. Porto Alegre: Penso, 2019.

ZILBERMAN, Regina. Literatura gaúcha: temas e figuras da ficção e da poesia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: L&PM, 1985.

Publicado

2023-10-04

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

VALADARES MACEDO, Thaís; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 1, p. 33–48, 2023. DOI: 10.55602/rlic.v11i1.218 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

161-170 de 258

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>