Biblioterapia

a identificação positiva com personagens da literatura Sul-Riograndense como função terapêutica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.232

Palabras clave:

Leitura, Terapia, Biblioterapia, Literatura gaúcha

Resumen

Historicamente a leitura admite a habilidade e oportunidade de auxiliar o leitor por meio da biblioterapia. Sua função terapêutica tem sido cada vez mais difundida e adotada como caminho ou refúgio para uma nova percepção da realidade e encorajamento do leitor. Por meio da identificação positiva com personagens da literatura existe a possibilidade de adesão afetiva e intelectual  do leitor com a obra, o que nos leva ao mecanismo básico da função terapêutica, ou seja, leitura e respostas emocionais aos textos. Com base em Caldin e Ferreira a biblioterapia tem como mecanismo básico a leitura e as respostas emocionais ao texto, uma vez que por meio da assimilação e reelaboração é que pode ocorrer um novo entendimento da realidade exterior. Exemplos positivos em figuras batalhadoras, esperançosas e determinadas não faltam na literatura Sul-Riograndense e são apontadas no presente artigo como uma via próspera para se trabalhar a biblioterapia e permitir, por meio de terapia, a produção de uma reação benéfica para o leitor.

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Biografía del autor/a

  • Andreia Caroline Schneider, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduada em Turismo pela Universidade Feevale e aluna do curso de Licenciatura Português e Alemão pelo Insituto Ivoti.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

2021-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SCHNEIDER, Andreia Caroline; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Biblioterapia: a identificação positiva com personagens da literatura Sul-Riograndense como função terapêutica. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 7–13, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.232. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/188. Acesso em: 25 nov. 2024.

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