A aprendizagem da leitura e da escrita ocorre de forma natural?
alfabetização como método em um cenário bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.55602/nzdg2009Keywords:
Aprendizagem da leitura e da escrita, Consciência fonológica, Alfabetização bilíngue, Método de alfabetização, Papel do professorAbstract
Este trabalho tem como propósito analisar o processo inicial da alfabetização, destacando a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como a concepção dos professores e teóricos sobre o tema. Ao revisitar estudos pertinentes à área, realizamos uma pesquisa bibliográfica para reunir subsídios e esclarecer questões surgidas durante nossa investigação. Essas questões foram exploradas por meio de uma pesquisa de campo qualitativa que envolveu professores alfabetizadores tanto na língua materna (português) quanto na língua adicional (inglês), utilizando questões abertas para isso. Compreendemos que a alfabetização implica em alterações neurológicas, exigindo uma prática de ensino sistemático que explore a consciência fonológica de maneira contextualizada, seja no contexto da alfabetização bilíngue ou monolíngue. Destacamos a importância crucial do papel do professor para garantir um aprendizado eficaz e contextualizado nesse cenário.
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