Saúde emocional do corpo docente
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.264%20Keywords:
Competências socioemocionais, Saúde docente, Pandemia, Covid-19Abstract
A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, iniciada em 2020, ocasionou uma série de mudanças na forma em que vivemos como sociedade e a comunidade escolar precisou se reinventar em pouco tempo, visando gerar o mínimo de impacto possível no cotidiano de professores, alunos e gestores. Passados quase dois anos, surgem diversas pesquisas no que se refere às consequências que a pandemia deixou nos estudantes, porém, para além deste impacto, é chegado o momento de olhar também para os docentes inseridos neste contexto pós-pandêmico. Além disso, entender se (e de que forma) as competências socioemocionais estão sendo utilizadas para que possam continuar a desenvolver um trabalho de qualidade em um cenário nunca antes vivido. Assim sendo, através deste estudo, buscou-se analisar e compreender as dificuldades pós-pandemia encontradas no contexto escolar em que as autoras estão inseridas, com foco no trabalho docente. [...]
Downloads
References
CODO, W. Por uma psicologia do trabalho: ensaios recolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala-de-aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências Socioemocionais em tempos de crise. 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html. Acesso em: 07 nov. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gabriella Thais Schorn, Karin Paola Meyer, Daniele Blos Bolzan, Cristiane Ely Lemke
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.