Resolução de conflitos na sala de aula

Autor/innen

  • Tamyres Gonçalves Palma Zimmer Colégio Sinodal
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.257%20

Schlagwörter:

Desenvolvimento socioemocional, Resolução de conflitos, Educação positiva, Comunicação não-violenta

Abstract

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios inesperados a todos os professores do mundo e a seus alunos, e a volta às aulas presenciais veio acompanhada de novas dificuldades, como defasagem de conteúdos e novos problemas em conviver com o outro. A ausência prolongada de círculos sociais mais amplos transformou-se em um processo de descolamento da realidade escolar e ruptura do tecido social, além de dificultar o exercício da tolerância ao diferente, expresso nas figuras de colegas e professores. O trabalho, portanto, se deu com a intenção de reconectar os alunos ao espaço escolar, além de valorizar a coexistência entre os integrantes das turmas. [...]

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Tamyres Gonçalves Palma Zimmer, Colégio Sinodal

    Professora formada em História pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação na área de Metodologia de Ensino Religioso na Faculdade São Braz. Atuo como professora de Ensino Religioso nas sedes Centro e Portão, e dou aulas para as turmas de 6º a 9º ano (Fundamental II) e 2º e 3º ano (Ensino Médio).

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

Literaturhinweise

DIAS, Érika. A educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 565-573, jul./set. 2021, Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xtsmMwsHtnb366YzCh9zQrC/?lang=pt. Acesso: 07 nov. 2022.

NELSEN, Jane. Disciplina positiva em sala de aula: como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sua sala de aula. 4. ed., rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2017.

STOCK, Bianca Sordi. A escola como ambiente facilitador do desenvolvimento socioemocional. Porto Alegre: Ed. do Autora, 2021. [E-book].

Veröffentlicht

2022-12-14

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

ZIMMER, Tamyres Gonçalves Palma; BOHN, Juliana Aparecida. Resolução de conflitos na sala de aula. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 107–108, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.257 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/257. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

11-20 von 287

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>