Inclusão - psicologia e psicopedagogia

quando o diagnóstico não interfere no planejamento - um estudo de caso

Autor/innen

  • Cíntia Miranda Machado de Oliveira Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
  • Patrícia Ana Neumann Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.237%20

Schlagwörter:

Inclusão, Diagnóstico, Acolhimento

Abstract

Felipe é um menino que estuda na IENH desde o ano de 2015, ingressou com 5 anos de idade. Tem uma história de vida cheia de segredos familiares, e o que se sabe é que foi adotado por uma família que não desejava a adoção, mas por circunstâncias da vida acolheu-o como filho. Já mudou de sobrenome e não tem uma história clara sobre seus antepassados. Na caminhada escolar, está atualmente no sétimo ano do Ensino Fundamental e ingressou na escola na Educação Infantil. Acompanhado por profissionais, tem atendimentos com psicóloga, psiquiatra e psicopedagoga. Na escola, além de ser avaliado como aluno de inclusão, faz atendimentos na sala de recursos multifuncionais. [...]

 

[1] Nome fictício para proteção de dados

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Cíntia Miranda Machado de Oliveira, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Psicopedagoga Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil da Unidade Pindorama e docente de AEE - IENH.

  • Patrícia Ana Neumann, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    Psicóloga Especialista em Psicologia Escolar e Educacional e docente da Fundação Evangélica - IENH.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Literaturhinweise

PIMENTEL, S. C.; NASCIMENTO, L. J. A construção da cultura inclusiva na escola regular: uma ação articulada pela equipe gestora. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n.39, p. 101-114, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3841/3175. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA, F. C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/w6kJ5hdSGVRnhRWTVP68D3P/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2022.

Veröffentlicht

2022-12-14

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

OLIVEIRA, Cíntia Miranda Machado de; NEUMANN, Patrícia Ana; EMMEL, Sinara da Silva. Inclusão - psicologia e psicopedagogia: quando o diagnóstico não interfere no planejamento - um estudo de caso. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 58–59, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.237 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/237. Acesso em: 22 nov. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>