Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas

Autor/innen

  • Patricia Schumacher Bertoldi Princesa Isabel Educação Infantil
  • Bárbara Vier Mengue

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i.233

Schlagwörter:

Tempo, Espaço, Infância, Intencionalidade, Significado

Abstract

O presente trabalho instiga reflexões acerca do tempo e o espaço na educação infantil. Diariamente os professores seguem seus planejamentos organizados conforme os objetivos de aprendizagem para cada faixa etária destacados nos documentos que norteiam a educação infantil e são desafiados a repensar estratégias, a fim de proporcionar às crianças vivências significativas repletas de aprendizagem em uma rotina escolar pautada no cuidar e no educar. [...]

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Patricia Schumacher Bertoldi, Princesa Isabel Educação Infantil

    Pedagoga, graduada pela Fundação Universidade de Blumenau (2006), Pós-graduada em gestão escolar Uniasselvi (2020/Blumenau). Coordenadora pedagógica na Princesa Isabel Educação Infantil.

  • Bárbara Vier Mengue

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Literaturhinweise

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC; SEB, 2017.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, V. M. N. S., SOUZA, V. L. T. (org.). Aprendizagem do adulto professor. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN, Ilana; PETERS, Leila (org.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianóplolis: NUP, 2017.

Veröffentlicht

2022-12-14

Ausgabe

Rubrik

Thematische Dossier-Artikel

Zitationsvorschlag

BERTOLDI, Patricia Schumacher; MENGUE, Bárbara Vier. Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 48–49, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i.233. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/233. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

21-30 von 72

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>