Mobilizar-se
(re)conhecendo a importância da formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.225%20Schlagwörter:
Competências, Engajamento, Formação, Prática pedagógica, ProfessorAbstract
Vivenciar a realidade da educação nas escolas é pensar constantemente de que modo podemos contemplar as diferentes formas de educar, sem esquecer que a diversidade exige exercitar as diversas maneiras de aprender. Transitando nesses caminhos diariamente na função de coordenação pedagógica de uma escola da Rede Sinodal, diagnosticamos uma necessidade na nossa instituição: Como instigar e mobilizar os professores para participar de forma voluntária dos encontros de formação interna? Tal pergunta se originou a partir do levantamento de dados que realizamos nas reuniões quinzenais da coordenação pedagógica nos meses de fevereiro a março de 2022 e culminou com o curso de formação continuada da Rede Sinodal de que estamos participando, no qual tivemos o desafio de identificar um problema que enfrentamos na Instituição em que atuamos. [...]
Downloads
Literaturhinweise
CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, Mirian C (org.). Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria de Medeiros Rrodrigues; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Programa de mentoria para professores das séries iniciais: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente. São Carlos, SP: FAPESP, 2003.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Camila Laís da Silva Costa, Margareth Ripp, Rikeli Ferreira Thives Hackbarth
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.