Relações raciais entre imagens no livro didático de história

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.212

Schlagwörter:

Etnia, Livro didático, Imagem, Representante afro-brasileiro, Geografia

Abstract

Este trabalho se propõe a analisar as relações raciais através das imagens e fotografias apresentadas no livro didático. A pesquisa busca compreender tais representações apresentadas no livro didático de história, um dos mais importantes recursos pedagógicos utilizados em sala de aula. Analisando as imagens como visibilidades construídas na cultura, é possível perceber o livro didático como um espaço de produção e legitimação de concepções sobre a população negra. O trabalho de tensionamento destas imagens presentes no livro didático torna-se importante para que possamos procurar aquilo que está gerando significados discriminatórios. Isto torna-se importante considerando que vivemos em um mundo em que as identidades são construídas através da interpretação da realidade. O estudo discute as formas como esta população é representada, os ambientes e espaços que ocupa em tais representações, as atividades que desempenha e o contexto histórico em que está inserida.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Marcia Rejane Dias, Instituto Ivoti

    Graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000).

  • Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora pelo PPG em Educação em Ciências da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Literaturhinweise

BITTENCOURT, Circe. Saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004.

CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.

MEIRA, Fabiana Borges. Das queixas ao pensamento; buscando rumos para a prática docente de história. In: TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; HOLGADO, Flávio Lopes (org.). Ensino da Geografia e História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: Evangraf/UFRGS/FACED, 2013.

SCHÄFFER, Neiva O. O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TONINI, Ivaine Maria. Cenas étnicas no livro didático de Geografia. 2009. Disponível em: www.sbhe.org.br/novo/congresso/cbhe1/anais/071_ivaine.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

REFERÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO ANALISADO:

ARRUDA, José Jobson de; PILETTI, Nelson. Toda a história: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2010.

Veröffentlicht

2019-12-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

DIAS, Marcia Rejane; SCHWAMBACH, Ailim. Relações raciais entre imagens no livro didático de história. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 7, n. 1, p. 38–48, 2019. DOI: 10.55602/rlic.v7i1.212. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/161. Acesso em: 23 nov. 2024.