Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.260%20Palavras-chave:
Bilíngue, Avaliação, Reavaliação, Repensar, ProjetoResumo
Neste trabalho trataremos sobre a revisitação e reavaliação do projeto de Intensificação Bilíngue que acontece desde a Pré-Escola até o 5º ano do Ensino Fundamental no Centro de Ensino Médio - Sociedade Educacional Três de Maio (CEM Setrem) desde o ano de 2016. Repensar um projeto é desafiar a perspectiva do conforto e das certezas provisórias para validar novas perspectivas; neste sentido, emerge a pergunta: quais as dimensões do Projeto de Intensificação Bilíngue (PIB), da Setrem, que precisam ser apreciadas visando ao efetivo aprimoramento? A partir disso, nossos objetivos são: avaliar o desenvolvimento do PIB no CEM Setrem, identificar as dimensões a serem avaliadas, proporcionar momentos de escuta ativa por meio de discussões com grupos de professores, crianças e famílias envolvidos no PIB, compilar dados de pesquisa estruturada com um questionário sobre as expectativas e a realidade vivida, analisar os dados obtidos e redimensionar as práticas pedagógicas. As ações são justificadas pela necessidade da conscientização acerca da aquisição e naturalização da língua inglesa e seu emprego na fala, na escuta, na leitura ou na escrita. [...]
Downloads
Referências
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
PALLÚ, Nelza Mara. Que inglês utilizamos e ensinamos?: reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo. 2013. 242f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29766. Acesso em: 01 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Cláudia Leite, Thaíse Cristina Spaniol Rohr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.