A vivência da espiritualidade na essência da liderança
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.244%20Palavras-chave:
Liderança, Mindfulness, Atenção plenaResumo
Na busca em trabalhar as competências socioemocionais dos estudantes e dos docentes que apresentam a cada dia mais a necessidade de um olhar especial por parte da escola, buscamos uma vivência significativa da espiritualidade na liderança. É preciso entender o que sentimos e dar nome ao que sentimos, conversar sobre comportamentos e emoções, assim ajudar na regulação emocional. Diante dessa problemática percebemos que, para podermos auxiliar os estudantes, é preciso trabalhar com as nossas emoções, vivenciar de maneira significativa a espiritualidade no ambiente escolar, fomentando a atenção plena. É preciso reumanizar as relações, criar valores emocionais, buscar a qualidade de vida e o bem-estar de todos envolvidos no ambiente escolar. [...]
Downloads
Referências
GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
KABAT-ZINN, Jon. Atenção plena para iniciantes: usando a prática de mindfulness para acalmar a mente e desenvolver o foco no momento presente. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carmem Estelita Toillier, Suzan Barboza Wendler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.