Identidade docente e gestão resiliente

Autores

  • Carla Eloisa Kern
  • Manfredo Carlos Wachs

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.87

Palavras-chave:

Identidade docente, Gestão resiliente, Resiliência, Educação

Resumo

O presente artigo tem o intuito de partilhar as reflexões tecidas a partir de uma pesquisa realizada com um grupo de coordenadoras pedagógicas atuantes na educação infantil de escolas públicas municipais de uma cidade na região do Vale do Rio dos Sinos/RS, cuja proposição desencadeada relacionou a resiliência e a educação, buscando compreender o fenômeno da resiliência em si mesmo. A metodologia utilizada apoiou-se na pesquisa participante e na fenomenologia. A escolha das técnicas e dos respectivos recursos se deu num processo de criação e aplicação, constituindo-se enquanto possibilidade de abertura de novas trilhas investigativas. Deste modo, foram planejados cinco encontros nos quais houve a realização de dinâmicas de relação interpessoal e reflexão sobre os processos resilientes. A partir das experiências vivenciadas pelas coordenadoras pedagógicas e os pequisadores no decorrer do ciclo de formação e promoção de resiliência, foi possível pensar e problematizar elementos e características envolvidas na identidade docente resiliente e articular ações e posturas capazes de gerar e promover processos resilientes na gestão escolar. Nesse sentido, este artigo pretende contribuir para a reflexão de educadores quanto ao processo de constituição e fortalecimento de sua identidade pessoal e profissional, para uma postura mais resiliente no exercício de sua função, bem como para uma relação e atuação mais saudável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da nossa época, 8).

ANTUNES, Celso. Resiliência: a construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

GROTBERG, Edith Henderson. Introdução: novas tendências em resiliência. In: MELILO, Aldo; OJEDA, Elbio Nestor Suarez. Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 15-22.

HOUAISS, Antonio. Houaiss: dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: uma releitura da pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D´Agua, 1993.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012. p. 63-93.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______. (org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicação Dom Quixote; Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 15-33. (Nova Enciclopédia, 39).

PEREIRA, Anabela M. S. Resiliência, personalidade, stress e estratégias de coping. In: TAVARES, José (org.). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez, 2001. p. 77-94.

PERRENOUD, Philippe. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise de práticas e tomada de consciência. In: PAQUAY, Léopold et al. (org.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001a. p. 161-184.

PERRENOUD, Philippe et al. Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas. In: PAQUAY, Léopold et al. (org.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001b. p. 211-223.

RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaio de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978. (Série Logoteca).

SCHÖN, Donald A. formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-92.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 2006.

TAVARES, José. A resiliência na sociedade emergente. In: TAVARES, José (Org.). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez, 2001. p. 43-75.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TILLICH, Paul. A coragem de ser. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972. (Coleção Ecumenismo e Humanismo, 6).

TIMM, Edgar Zanini; MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Resiliência: necessidade e possibilidade de problematização em contextos de docência. Educação. Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 39-45, jan./abr. 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/

index.php/faced/article/viewFile/2755/2103. Acesso em: 10 out. 2015.

WACHS, Manfredo Carlos. Aportes para uma hermenêutica da identidade e da práxis docente. 2004. 309f. Tese (Doutorado em Educação e Religião) Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, RS, 2004. Disponível em: http://www3.est.edu.br/biblioteca/btd/wachs_d.htm. Acesso em: 10 out. 2015.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KERN, Carla Eloisa; WACHS, Manfredo Carlos. Identidade docente e gestão resiliente. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 50–59, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.87. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/79. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

111-120 de 260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)