Palavras que precisam ser ditas
planejamento e escrita na graduação e pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.274%20Palavras-chave:
Planejamento, Ensino Superior, EscritaResumo
A partir de um conjunto de reflexões realizadas em palestras e comunicações proferidas em diferentes eventos, voltados para graduandos, graduandas, pós-graduandos e pós-graduandas, o presente ensaio analisa a importância do planejamento e da escrita na Graduação e na Pós-Graduação. O texto inicia apresentando um panorama geral do cenário das universidades e do ensino superior no Brasil. Na sequência, apresento e discuto elementos relacionados ao planejamento como uma forma de (re)existência na Graduação e/ou Pós-Graduação, articulando cinco grandes eixos de estratégias para planejar: escrita da monografia, dissertação ou tese; socialização e reconhecimento pelos pares; colaboração institucional; função social e militância e; perspectiva de futuro. O primeiro eixo recebe atenção especial, contando com discussões direcionadas para estudantes dos diferentes níveis do ensino superior. As reflexões apresentadas fundamentam-se em diferentes pensadoras e pensadores da Educação, da História e da Filosofia. As considerações finais apontam o planejamento como uma contribuição para o processo de escrita de monografias, dissertações e teses, bem como uma forma de re(existência) na universidade.
Downloads
Referências
ADUFRJ. Universidades desnudam fake news de Weintraub. Rio de Janeiro, 28 nov. 2019. Disponível em: https://adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/21-destaques/2722-universidades-desnudam-fake-news-de-weintraub. Acesso em: 20 jul. 2023.
ALESSI, Gil; OLIVEIRA, Regiane. Os filhos de porteiros que chegaram à universidade têm um orgulho que o ministro Paulo Guedes ignora. El País, São Paulo, 30 abr. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-04-30/os-filhos-de-porteiros-que-chegaram-a-universidade-tem-um-orgulho-que-o-ministro-paulo-guedes-ignora.html. Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. PROUNI. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2023.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Política para a educação superior no governo Lula. Rev. Inst. Estud. Bras., São Paulo, n. 58, p. 209-244, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p209-244. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82397. Acesso em: 20 jul. 2023.
COELHO, Lincoln Mansur; MARQUES, Adílio Jorge. Mapas conceituais como facilitadores de aprendizagem. História & Ensino, Londrina, PR, v. 26, n. 2, p. 520-539, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p520. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/35115. Acesso em: 20 jul. 2023.
CORAZZA, Sandra. Planejamento de Ensino como estratégia de Política Cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 103-143.
DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. 2. ed. Brasília, DF: LetrasLivres, 2013.
KONCHINSKI, Vinicius. Universidades federais perdem 12% do orçamento durante governo Bolsonaro. Brasil de Fato, Curitiba, 16 fev. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/02/16/universidades-federais-perdem-12-do-orcamento-durante-governo-bolsonaro. Acesso em: 20 jul. 2023.
LE GOFF, Jacques. A cultura na idade média: as artes, as letras, o saber e o ensino. In: LÊ MOYEN Age explique aux enfants. tradução: Maria Helena Camara Bastos. Paris: Seuil, 2006.
LOYN, Henry R (org.). Dicionário da Idade Média. tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2011.
MARTINS, Thais. Além da UFRJ, outras Universidades correm o risco de fechar por falta de verba. Eu estudante, Brasília, DF, 12 maio 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2021/05/4923926-alem-da-ufrj-outras-universidades-correm-o-risco-de-fechar-por-falta-de-verba.html. Acesso em: 20 jul. 2023.
MENESES, Tassia; LOPES, Daniela. Diminuição no orçamento pode ameaçar a manutenção das instituições. Centro de Tecnologia UFRJ, Rio de Janeiro, 25 abr. 2022. Disponível em: https://ct.ufrj.br/o-futuro-das-universidades-publicas-diante-do-corte-de-verbas/. Acesso em: 20 jul. 2023.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Reformas de Ensino, modernização administrada: a experiência de Francisco Campos: anos vinte e trinta. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 2000.
MOROSINI, Marília Costa. O Ensino Superior no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil, v. 3: século XX. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 416-429.
PROST, Antoine. Doze lições sobre História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Mercadores, caixeiros e contadores: a formação de profissionais do comércio e o processo de consolidação do ensino técnico comercial no Brasil (1931-1971). Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9489. Acesso em: 03 de fev. 2023.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; FIGUEIREDO, Milene Moraes de; SILVA, Bárbara Groff da. O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 12, n. 28, 701-717, 2020. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e984. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/984. Acesso em: 03 ago. 2023.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; REIS, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos. Avanço conservador na educação brasileira: uma proposta de governo pautada em polêmicas (2018). Revista Cantareira, n. 33, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40563. Acesso em: 03 ago. 2023.
‘SITUAÇÃO é muito grave’, diz reitor da UFRN após bloqueio de R$ 3,8 milhões no orçamento, 2022. G1, Rio Grande do Norte, Natal, 29 nov. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/11/29/situacao-e-muito-grave-diz-reitor-da-ufrn-apos-bloqueio-de-r-38-milhoes-no-orcamento.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2023.
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. tradução: Alda Baltar e Maria Auxiadora Kneipp. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Cristiano Hass da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.