PIBID

reflexões da primeira experiência com anos iniciais

Autores/as

  • Cláucia Aline Wermeier
  • Tatiele Dietrich

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.64

Palabras clave:

PIBID, Alfabetização, Educação, Letramento

Resumen

O presente trabalho apresenta reflexões acerca da aprendizagem de alunos de primeiro e segundos anos do Ensino Fundamental que estão participando do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Pedagogia. Apresentar-se-ão as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos, bem como algumas estratégias de auxílio na aprendizagem. Também serão abordados alguns aspectos teóricos a respeito dos processos de alfabetização e letramento, relacionando-os com nossa prática docente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. v. 1. Brasília : MEC/ SEF, 1997a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. v. 3. Brasília: MEC/ SEF, 1997b.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: português. v. 2. Brasília: MEC/ SEF, 1997c.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1999.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Editora Scipione, 1997.

FREIRE, P. A importância no ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIROTTO, J. C.; LORENZET, D. A alfabetização e letramento na prática pedagógica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS, 4, 2010, Erechim. Disponível em: http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_010/artigos/artigos_vivencias_10/ p1.htm. Acesso em: 21 out. 2014.

GROSSI, E. P. Didática da alfabetização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

LIBÂNEO, J. C.; SCHÖN, D. A formação de professores reflexivos. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 2000.

MELO, T. T. M. A alfabetização na perspectiva do letramento: a experiência de uma prática pedagógica no 2º ano do Ensino Fundamental. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, MG, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/ppge/files/2012/05/Terezinha-Toledo-Melquiades-de-Melo.pdf. Acesso em: 21 out. 2014.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

Publicado

2014-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

WERMEIER, Cláucia Aline; DIETRICH, Tatiele. PIBID: reflexões da primeira experiência com anos iniciais. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 170–174, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.64. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/56. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

31-40 de 257

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.