Ensinar e aprender por projetos

uma vivência inclusiva, inspiradora e inovadora

Autores/as

  • Rafael Garmatz
  • Simone Walbrink Frühling Colégio Sinodal Ibirubá
  • Vanessa Wottrich Colégio Sinodal Ibirubá
  • Renati Fronza Chitolina SETREM https://orcid.org/0000-0002-2414-6069
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.270%20

Palabras clave:

Acampamento Farroupilha, Feira de matemática, Competências socioemocionais, Inclusão

Resumen

O maior desafio da educação contemporânea é transpor os limites da escola e fazer o processo de ensino e aprendizagem acontecer em diferentes momentos, na e para além da escola. Para acompanhar as mudanças no mundo, a escola deve possibilitar ao aluno experiências que contribuam para a aquisição de diferentes competências e habilidades, garantindo a inclusão social e digital. Além do conhecimento, a escola se atenta para o desenvolvimento das competências socioemocionais, impactadas no momento devido as medidas de isolamento e distanciamento social, implantadas no período da pandemia do covid-19. Diversas pesquisas realizadas no mundo apresentam o grande impacto cognitivo e socioemocional, causado pela pandemia na maioria dos estudantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rafael Garmatz

    Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduando em Gestão Escolar.

  • Simone Walbrink Frühling, Colégio Sinodal Ibirubá

    Graduada em Matemática e Pedagogia, Especialista em Matemática aplicada, Metodologia do ensino de Matemática e Física, Neuroaprendizagem. Mestrado em Modelagem Matemática.

  • Vanessa Wottrich, Colégio Sinodal Ibirubá

    Licenciatura Plena em Matemática, Pedagogia (em curso). Pós-Graduanda em Gestão Escolar.

  • Renati Fronza Chitolina, SETREM

    Coordenadora Pedagógica e Coordenadora de Inovação Pedagógica na SETREM. Doutora em Educação pela Universidade La Salle.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referencias

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

GARMATZ, Rafael; FRÜHLING, Simone Walbrink; WOTTRICH, Vanessa; CHITOLINA, Renati Fronza; EMMEL, Sinara da Silva. Ensinar e aprender por projetos: uma vivência inclusiva, inspiradora e inovadora. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 140–141, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.270 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/270. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

31-40 de 206

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>