Emoções em nós!

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.267%20

Palabras clave:

Interações, Intervenções pedagógicas, Competências socioemocionais

Resumen

As reflexões e considerações que, no presente texto, serão apresentadas dizem respeito a uma investigação realizada por Paula C. S. Lippert, integrante de uma das trilhas de formação da Rede Sinodal de Educação – Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações – mediada pela Profª Drª Marguit Goldmeyer. Durante este ano, com o retorno de todos os alunos às aulas presenciais, observaram-se fragilidades mais acentuadas no que tangem às competências socioemocionais das crianças, uma vez que a maioria dos estudantes tem apresentado dificuldade para reconhecer, verbalizar e gerenciar as suas emoções e sentimentos, de ordem intra e/ou interpessoal. A partir dessa constatação, pontuada em reunião pedagógica com os professores do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Sinodal da Paz, foram pensadas e estruturadas intervenções pedagógicas para o aprimoramento da alfabetização emocional. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paula Cristiani Schumann Lippert, Instituto Sinodal da Paz

    Graduada em Licenciatura: Letras: Português e Alemão – UNISINOS, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Português – URI, e em Organização Pedagógica da Escola – Gestão Escolar – UNINTER.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC: 2018.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 5. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2001.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS); UNESCO. Competências socioemocionais: material para discussão. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.educacaosec21.org.br. Acesso em: 16 jul. 2020.

SAS PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO. Matriz SAS Habilidades Socioemocionais. São Paulo, [2022]. Disponível em: https://blog.saseducacao.com.br/tag/habilidades-socioemocionais/. Acesso em: 10 nov. 2022.

PROGRAMA PLENO. Saiba o que é alfabetização emocional e como pode ser trabalhada em sala. São Paulo, [2022]. Disponível em: https://programapleno.com.br/blog/alfabetizacao-emocional/. Acesso em: 30 abr.2022.

VONO, Marcos. Palestra proferida no Curso de Extensão Trilhas de Aprendizagem: preparando para a gestão de competências. 1º Encontro Presencial. Rede Sinodal de Educação, agosto de 2022.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

LIPPERT, Paula Cristiani Schumann; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Emoções em nós!. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 131–133, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.267 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/267. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 55

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2