A vivência da espiritualidade na essência da liderança

Autores/as

  • Carmem Estelita Toillier Instituto Sinodal Imigrante
  • Suzan Barboza Wendler Instituto Sinodal Imigrante
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.244%20

Palabras clave:

Liderança, Mindfulness, Atenção plena

Resumen

Na busca em trabalhar as competências socioemocionais dos estudantes e dos docentes que apresentam a cada dia mais a necessidade de um olhar especial por parte da escola, buscamos uma vivência significativa da espiritualidade na liderança. É preciso entender o que sentimos e dar nome ao que sentimos, conversar sobre comportamentos e emoções, assim ajudar na regulação emocional. Diante dessa problemática percebemos que, para podermos auxiliar os estudantes, é preciso trabalhar com as nossas emoções, vivenciar de maneira significativa a espiritualidade no ambiente escolar, fomentando a atenção plena. É preciso reumanizar as relações, criar valores emocionais, buscar a qualidade de vida e o bem-estar de todos envolvidos no ambiente escolar. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carmem Estelita Toillier, Instituto Sinodal Imigrante

    Professora Anos Iniciais e Coordenadora Pedagógica do Turno Integral, graduada em Pedagogia Anos Inicias e Educação Infantil e Pós-graduada em Neuropsicopedagogia

  • Suzan Barboza Wendler, Instituto Sinodal Imigrante

    Professora de História no Ensino Fundamental e Médio e Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, formada em História Licenciatura e Pedagogia e pós-graduada em Supervisão Escolar.

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

Referencias

GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

KABAT-ZINN, Jon. Atenção plena para iniciantes: usando a prática de mindfulness para acalmar a mente e desenvolver o foco no momento presente. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

TOILLIER, Carmem Estelita; WENDLER, Suzan Barboza; BOHN, Juliana Aparecida. A vivência da espiritualidade na essência da liderança. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 73–74, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.244 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/244. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

11-19 de 19

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>