Rubricas – uma nova forma de avaliar

Autores/as

  • Maria Aparecida Berwanger de Andrade Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann
  • Sônia Teresinha Bertoldi Bianchi Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann
  • Bárbara Vier Mengue Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.232%20

Palabras clave:

Avaliação, Rubricas, Itinerários formativos.

Resumen

A avaliação é um ato inerente e constitutivo de toda e qualquer ação humana, pois para qualquer tomada de decisão é necessário avaliar previamente a situação, o contexto e os sujeitos envolvidos. Quando pensamos na avaliação a partir do contexto escolar, lugar por excelência onde ocorre a práxis educativa e o processo de ensino e aprendizagem, o enredo e a prática se apresentam a partir de uma extensão desse viés. A avaliação da aprendizagem escolar é um meio e não um fim e precisa ser posta a serviço de uma metodologia que se posicione a favor de uma educação como mecanismo de transformação social e cultural e como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional de todos os estudantes. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Aparecida Berwanger de Andrade, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann

    Graduada em Ciências da Natureza pela URI/RS e em Matemática pela FURG/RS e Pós-graduada em Interdisciplinaridade pela FACIPAL/PR, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do CFJL.

  • Sônia Teresinha Bertoldi Bianchi, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann

    Graduada em Pedagogia pela Unijuí/RS e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela URI/ Santo Ângelo, Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental do CFJL.

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Referencias

ANTONINI, Gabriel; MIRANDA, Márcio; AMARAL, Raphael. Matriz de projetos: propostas para o Novo Ensino Médio. São Paulo: Sistema Anglo de Ensino, 2022. Disponível em: https://www.sistemaanglo.com.br/assets/download/Ebook_MetodologiasAtivas_0610.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa; 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

RAVELA, Pedro; PICARONI, Beatriz; LOUREIRO, Graciela. ¿Cómo mejorar la evaluación en el aula? Montevidéu: Magro, 2017.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

ANDRADE, Maria Aparecida Berwanger de; BIANCHI, Sônia Teresinha Bertoldi; MENGUE, Bárbara Vier. Rubricas – uma nova forma de avaliar. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 44–47, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.232 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/232. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 23

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>