Falhas de argumentação

você acha ou tem certeza?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.217

Palabras clave:

Letras, Linguagem, Organização discursiva, Educação

Resumen

O desenvolvimento da vida social implicou diretamente na expansão do uso das formas verbais de comunicação e por isso, foi necessário compreender o próprio funcionamento e alcance da linguagem. Diversos teóricos determinam a linguagem como elemento de constituição dos sentidos e da realidade, não apenas como instrumento de nomeação. Dissuadir ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação simples, a marca fundamental da capacidade argumentativa dos seres humanos. Para evidenciar esses efeitos pragmáticos da linguagem, o artigo em questão busca analisar as falhas de argumentação presentes na construção de argumentos dos estudantes de Letras do Instituto Ivoti. Durante dez semanas foram apresentados textos de diferentes gêneros e temáticas. Cada texto possuía uma pergunta norteadora que era analisada e dialogada através da prática do letramento argumentativo.  Apesar da progressão e melhora dos argumentos apresentados durante esses momentos de reflexão, diversos defeitos de argumentação podem ser mencionados, uma vez que os mesmos estão fortemente interligados à questões culturais, bem como, linguísticas dos falantes. A presença constante do verbo “achar” com o significado de acreditar foi notoriamente perceptível nas afirmações feitas, apesar dos falantes conhecerem sinônimos apropriados. Ademais, a redundância e a ambiguidade permearam os letramentos argumentativos, pois demonstramos dificuldade em compreender as colocações dos demais integrantes.

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Biografía del autor/a

  • Rafaéli Luíze Engeroff Heck, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduação em Letras - Português e Alemão do Instituto Superior de Educação Ivoti.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

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Publicado

2020-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

HECK, Rafaéli Luíze Engeroff; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza?. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 94–101, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.217. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/173. Acesso em: 23 nov. 2024.

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