Play’art

constatações do uso de jogos teatrais e dramáticos em intervenção de estágio básico com adolescentes

Autor/innen

  • Renata Cristina Siqueira Lopes
  • Liara Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins e Faculdades Integradas de Jaú

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.195

Schlagwörter:

Jogos teatrais, Jogos dramáticos, Educação, Desenvolvimento, Adolescente

Abstract

O presente artigo mostra resultados de um projeto de estágio de psicologia de núcleo básico que se utilizou de dinâmicas, jogos teatrais e jogos dramáticos. Constatou-se no projeto que estes recursos, adjuntos a conhecimentos científicos da psicologia, foram norteadores de transformações em que se estimulou a capacidade dos adolescentes refletirem sobre si mesmos e sobre o outro, dentro de diversos temas nos quais estes se encon- tram com dificuldades ou defasagens de desenvolvimento. Este artigo também evidência o papel do psicólogo como agente gerador de transformações a partir de sua postura em campo, em especial com adolescentes no campo educacional.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Renata Cristina Siqueira Lopes

    Graduanda de Psicologia, pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins.

  • Liara Rodrigues de Oliveira, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins e Faculdades Integradas de Jaú

    Mestre em Psicologia da Educação, PUC-SP. Especialista em Psicologia Hospitalar, Faculdade de Medicina da USP-SP.

Literaturhinweise

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos. Temas em Educação e Saúde, v. 7, p. 97-123, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9556/ 6320. Acesso em: 26 fev. 2019.

ANSELMO, Aline Cristina. Adolescência: no conflito de identidades, a busca pela liberdade. Instituto Reichiano. Jornada. Apostila 06. 2006.

BASTOS, Clarisse Zan de Assis; MORAIS, Alessandra; COR- DEIRO, Ana Paula. Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil. Schème-Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 1, p. 66-90, 2015. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/5317. Acesso em: 26 fev. 2019.

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estud. psicol., Natal, v. 7, n. 2, p. 227-235, jul. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a04v07n2.pd. Acesso em: 25 fev. 2019.

BRITO, Isabel. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 27, n. 2, p. 208-14, 2011. Disponível em: http://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10842/10578. Acesso em: 25 fev. 2019.

COLHANTE, Carolina Cardoso et al. Resgatar o brincar tradicional: uma contribuição à formação de professores. São Paulo: UNESP, 2006.

CONRADO, Regina Mara de Oliveira. Preservando a infância para um mundo melhor. São Paulo: Paulus, 2012.

DOLCI, Luciana Netto. Teatro na educação: desenvolvendo no aluno a capacidade de integração nos grupos sociais. Revista Electrónica Diálogos Educativos, v. 4, n. 8, p. 68-90, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/ articulo/1317949.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

DUARTE, Vera Lúcia Cabrera. Living Drama in the Classroom: uma proposta de abertura à Aprendizagem Significativa. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 12, p. 9- 32, 1. Sem. 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/41351/27872. Acesso em: 26 fev. 2019.

FREIRE, Teresa; TAVARES, Dionísia. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Rev. Psiquiatr. Clín., São Paulo, v. 38, n. 5, p. 184-188, 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/rpc/v38n5/a03v38n5.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000500003.

HECKLER, Úrsula. Palavrão: um lobo mau da escola. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, v. 3, n. 1, p. 107- 113, 2016. Disponível em: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80. Acesso em: 26 fev. 2019.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Jogos teatrais na escola pública. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 81-97, jul. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artte xt&pid=S0102- 25551998000200005. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200005.

MINTO, Elaine Cristina et al. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicol. Estud., Maringá, v. 11, n. 3, p. 561-568, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n3/v11n3a11.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300012.

MORAES, Márcia et al. O ator como atleta das emoções: o rasaboxes Michele Minnick Towson University (Towson, MD, USA) e Paula Murray Cole Ithaca College (Ithaca, NY, USA). O Percevejo Online, v. 3, n. 1, 2011.

NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/ 1843/FAEC-85TQGF/1000000613.pdf ?sequence=1. Acesso em: 26 fev. 2019.

OLIVEIRA, Maria Eunice de; STOLTZ, Tania. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar em Revista, Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n36/a07n36.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

PESSOA, Patricia dos Santos. A subjetividade a partir de Vygotsky: Uma aproximação com a linguagem. In: VII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología, 7.; JORNADAS DE INVESTIGACIÓN DÉ- CIMO ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN PSICOLOGÍA DEL MERCOSUR, 22., 2015, Buenos Aires. Anais [...]. Buenos Aires, Buenos Aires, 2015.

ROSSA, A. A. O sistema de recompensa do cérebro humano. Revista Textual, v. 2, n. 16, p. 4-11, 2011.

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 28, n. 1, p. 101-108, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v28n1/ 13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019. http://dx.doi.org/ 10.1590/S0102-37722012000100013.

SOUSA, Filomena. Sexualidade na adolescência: comportamentos, conhecimentos e opiniões e atitudes de adolescentes escolarizados. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) – Universidade do Porto, Porto, 2000. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/.../2/ Sexualidade%20na%20Adolescência.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, v. 7, n. 1-2, p. 1-16, 2006. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/603. Acesso em: 26 fev. 2019.

THOMAZ, Sueli Barbosa. O jogo dramático e o imaginário de alunos nas aulas de teatro. Práxis Educativa, v. 2, n. 1, p. 43-50, 2007. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/303/310. Acesso em: 26 fev. 2019.

TOMASELLO, Fábio. Oficinas rap para adolescentes: proposta metodológica de intervenção psicossocial em contexto de privação de liberdade. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NB_5eed07fb88229074a586d56e3dd397f7. Acesso em: 26 fev. 2019.

TOSTA, Luciana Silva. Vida real ou jogo (?): o imaginário da violência invade o jogo teatral da criança. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, n. 1, p. 117-119, 2007. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/175/148. Acesso em: 26 fev. 2019.

VIEIRA, Rita de Cássia. Jogos teatrais como instrumentos pedagógicos e transformadores de realidades sociais. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 279-280, maio/ago. 2010. Disponível e m : http://ww w.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000200015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 fev. 2019

Veröffentlicht

2018-12-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

LOPES, Renata Cristina Siqueira; OLIVEIRA, Liara Rodrigues de. Play’art: constatações do uso de jogos teatrais e dramáticos em intervenção de estágio básico com adolescentes. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 21–31, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.195. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/151. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

191-200 von 263

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.