Professores e gestores de turma

desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.268%20

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação continuada, Treinamento

Resumo

Os fios norteadores deste resumo revisitam as discussões desenvolvidas a partir da Trilha 4, intitulada “Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações”, do Programa de Formação Continuada Trilhas de Aprendizagem, oferecido pela Rede Sinodal de Educação em 2022. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marguit Goldmeyer. A pandemia da COVID-19 apresentou um dilema que acompanha os processos de ensino e aprendizagem há décadas, e entre eles destacam-se: a necessidade de repensar o papel do professor, aproximando-o da figura de gestor de turma, dando ao estudante maior responsabilidade no que diz respeito ao processo de pesquisa e desenvolvimento de pensamento crítico. Em segundo lugar, está a necessidade de inserir novas tecnologias em sala de aula, seja por meio de ferramentas digitais, seja por meio de novas práticas pedagógicas. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willian Henrique Hoppe, Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo

    Historiador, pós-graduado em Gestão e Administração Escolar, e mestrando em Ambiente e Desenvolvimento.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicol. Esc. Educ., São Paulo, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912. Acesso em: 10 nov. 2022.

MORAN, José M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 30-35.

SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Editora E-papers, 2006.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

HOPPE, Willian Henrique; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 134–136, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.268 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/268. Acesso em: 27 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

231-240 de 256

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>