Novas competências necessárias para o exercício da docência
o que muda no ensino e aprendizagem com a pandemia? Muda?
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.241Palavras-chave:
Habilidades e competências, Docência, Espaços de aprendizagem, Desafios, EducaçãoResumo
O contexto atual nos impôs novas demandas e novos desafios; e que também nos exigiram novas formas de exercer a docência e repensar estratégias de ensino e aprendizagem em um curto espaço de tempo. Para lidar com essa mudança tão brusca e sem opção de escolha, foi necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais. Habilidades e competências que exigiram saberes, conhecimentos e posturas docentes mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades do distanciamento físico e da falta das interações presenciais. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da superação de desafios por meio do desenvolvimento de competências e habilidades e de posturas mais resilientes no exercício da docência. Por fim, enfatiza a importância da vontade e atitude docente, de circunstâncias e de criação espaços de aprendizagem favoráveis para a realização da “travessia para o futuro”, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CORTELAZZO, Angelo Luiz et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem: para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre a gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
DAROS, Thuinie. Por que inovar na educação? In: CAMARO, Fausto; DAROS, Thuinie (org.). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.