Prosopografia
aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.174Palavras-chave:
Prosopografia, História da Educação, Metodologia de pesquisa, EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.
Downloads
Referências
BASTOS, M. H. C. O que é História da Educação hoje? Tempos de Reflexão. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 1, p. 43-59, 2016.
CHARLE, Christophe. História de Elite e método prosopográfico. In: HEINZ, Flávio M. (org.). Por outra história das Elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
HEINZ, Flávio M. O historiador e as elites – à guisa de introdução. In: HEINZ, Flávio M. (org.). Por outra história das Elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
HEINZ, Flávio M. Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre entre a atividade política e administração pública (1896-1930). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, p. 263-289, 2009.
JACQUES, Alice Rigoni; GRIMALDI, Lucas Costa. O Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: um espaço de ensino e pesquisa (2002). In: BASTOS, Maria Helena Camara et al. (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 77-91.
KÜHN, Fábio. Breve história do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Leitura XXI, 2004.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Gerações de Técnicos em Contabilidade: uma análise prosopográfica (Escola Técnica de Comércio 1950-1983). In: BASTOS, Maria Helena Camara et al. (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). EDIPUCRS, 2015a, v. II.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Gerações de Técnicos em Contabilidade: Uma análise prosopográfica a partir dos convites de formatura. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 20., 2015b. Anais... 2015. p. 413-426.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. A gênese de um espaço profissional: A Escola Técnica de Comércio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS (1950-1983). 289 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
SILVA, Monia Franciele Wazlawoski da. “A escola modelar e os profissionais do progresso”: carreiras e recursos de diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1899-1916). Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, programa de Pós-Graduação em História, PUCRS, Porto Alegre, 2014.
STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara. História, memória e História da Educação. In: ______.; BASTOS, M. H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: VIII – Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 416-429.
STONE, Laurence. Prosopografia. Tradução de Gustavo Biscaia de Lacerda e de Renato Monseff Perissinotto. Revista Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 39, p. 115-137, jun. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.