Escola Nova
um novo rumo para a educação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.44Palavras-chave:
Escola pública, Educação, Teoria escola nova, Manifesto dos pioneirosResumo
O presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
AZEVEDO, Fernando de et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
GILES, Thomas Ransom. História da educação. São Paulo: EPU, 1987.
LIBANEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1978.
LOURENÇO, M. B. Introdução ao estudo da escola nova. 13. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.