Discussão da qualidade na educação brasileira
um estudo sobre a meta 7 do Plano Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.126Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Gestão escolar, Políticas públicas, EducaçãoResumo
Este estudo tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a proposta do Plano Nacional de Educação, em específico na meta 7, que tem por objetivo fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, beneficiando a gestão escolar e a aprendizagem de modo a atingir melhorias nas médias nacionais no Ideb. A educação encontra-se relacionada também às políticas públicas, sendo que os gestores escolares são os principais atores neste processo. Portanto, o debate sobre a relação entre política pública e gestão escolar torna-se fundamental, pois são os aspectos legais que asseguram a Educação para Todos, o que exige tanto do governo quanto dos gestores escolares o compromisso ético, claro e transparente com esta temática.
Downloads
Referências
ANDRADE, Dalton Francisco de et al. Estudo de avaliação educacional. São Paulo, v. 24, n. 54, 2013. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1840/1840.pdf. Acesso em: 06 dez. 2016.
ANTUNES, Rosmeiri Trombini. O gestor escolar. Maringá, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/217-2.pdf. Acesso em: 21 out. 2016.
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando dos et al. Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: Fase, 2003, p. 38-44
BAUER, Carlos et al. Políticas educacionais: discursos pedagógicos. Brasília: Líber Livro, 2007.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 10 out. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. PNE – Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2016.
CARREIRA, Denise (Coord.). O uso dos indicadores da qualidade na educação na construção e revisão participativa de planos de educação. São Paulo: Ação Educativa, 2013. Disponível em: http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Uso_Indiq_Planos.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
FARIA, Ernesto Martins. Infraestrutura: a situação das escolas brasileiras. Gestão escolar, 2012. Disponível em: http://gestaoescolar.org.br/espaco/infraestrutura-situacao-escolas-brasileiras-681883.shtml. Acesso em: 10 out. 2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2006.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2005.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18743/12116. Acesso em: 10 out. 2016.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.